23 - abril - 2024
InícioVacinaVacinação contra gripe começa mais cedo

Vacinação contra gripe começa mais cedo

- Patrocinado -

Governo antecipa vacinação contra gripe

Doses serão enviadas aos Estados a partir de 10 de abril; no ano passado, campanha foi iniciada no dia 30 de abril

O Ministério da Saúde antecipou, neste ano, a campanha nacional de vacinação contra a gripe.  As primeiras doses da vacina devem ser enviadas aos Estados a partir do dia 10 de abril. As secretarias de Saúde dos municípios e dos Estados é que devem definir seus cronogramas. Primeiro, devem ser vacinados os profissionais de saúde, como vem ocorrendo nos anos anteriores.

A vacina estará disponível nos postos de saúde para a população prioritária a partir do dia 17 de abril. No ano passado, a campanha começou no dia 30 de abril. Em 2017, o governo foi surpreendido por casos de gripe antes do esperado. Já foram registrados 96 casos até o último dia 4 de março. Oito deles foram causados pelo vírus influenza A (H1N1), com 3 mortes.  A região Sudeste concentra o maior número de casos (4) de influenza A H1N1.

Grupo prioritário

Os grupos que poderão ser vacinados gratuitamente nos postos de saúde neste ano ainda não foram divulgados. Mas o Ministério da Saúde já avisou que vai incluir os professores das redes pública e privada. Cerca de 2,3 milhões de professores deverão ser vacinados. O Dia D, de mobilização contra a gripe, já foi marcado para 6 de maio. A previsão é que a imunização nos postos de saúde seja feita até o dia 19 de maio. Na rede particular, de acordo com algumas clínicas e laboratórios, a vacina deve estar disponível a partir do início de abril.

Vigilância

A vacina protege contra três tipos de vírus e é atualizada anualmente de acordo com a situação epidemiológica. O Brasil possui uma rede de unidades sentinelas para a vigilância do influenza. Esses centros monitoram a circulação do vírus influenza por meio de casos de síndrome gripal e síndrome respiratória aguda grave.

Higiene

Além da vacinação, o Ministério da Saúde recomenda que a população adote medidas de prevenção contra a gripe. Alguns dos cuidados incluem medidas de higiene, como lavar sempre as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas.

Medicamento

O ministério informou que todos os Estados vão receber, também, o fosfato de oseltamivir, medicamento usado para tratar a gripe. Os remédios deverão ficar disponíveis nos postos de saúde. A pasta alertou que o medicamento precisa ser administrado nas 48 horas após o início dos sintomas.

Saiba mais

O post Vacina da gripe terá vírus H1N1 alterado em 2017 explica a composição da vacina contra o Influenza em 2017, traz as dúvidas mais comuns sobre a vacinação e alguns mitos e verdades. Confira!

- Patrocinado -
Leia também...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Carla Chein
Carla Chein
Carla Chein é jornalista com pós-graduação em jornalismo científico. Tem experiência em jornal impresso e como professora no curso de jornalismo.

MAIS POPULARES