BEM-ESTAR · Sem categoria

Câncer de pele

Mutirão contra o câncer de pele em todo o país

Neste sábado, haverá mais de 100 postos para consultas gratuitas

releasediac-e1479145457775

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove em todo o Brasil, neste sábado, dia 26, o Dia C – Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele, dentro da campanha Dezembro Laranja. Cerca de 3.000 dermatologistas voluntários realizarão consultas gratuitas em mais de 100 postos de atendimento, em 24 Estados e no Distrito Federal. Em Minas Gerais, serão oito locais. A previsão é que mais de 30 mil pessoas sejam atendidas durante a mobilização em todo o país. O atendimento será restrito para análise, diagnóstico e tratamento do câncer da pele.

Prevenção

O câncer da pele pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida, como também uma ferida que não cicatriza. A SBD orienta que as pessoas se examinem com periodicidade, consultando um dermatologista em caso de suspeita. Também é importante observar familiares, pois, muitas vezes, a pinta ou mancha pode aparecer em regiões que eles não conseguem ver. É importante usar o protetor solar nas áreas expostas, mesmo em dias frios e nublados, reaplicando o produto a cada quatro horas no dia a dia e a cada duas horas nos períodos de maior exposição solar.

A regra do ABCDE ajuda na suspeita de uma lesão maligna e sinaliza que um dermatologista deve ser procurado:

A= lesão assimétrica

B= bordas irregulares

C= alteração de cor

D= diâmetro maior que 6 mm

E= evolução ou modificação da lesão

Outra forma de avaliar o risco da doença é através da Calculadora de Risco para Câncer da Pele. O hotsite da campanha Dezembro Laranja tem informações sobre a campanha, formas de adesão, calculadora de risco de câncer da pele e dicas de medidas fotoprotetoras. A SBD ressalta, no entanto, que essas ferramentas não substituem a consulta a um médico dermatologista.

Serviço

O que será oferecido: Além de exames gratuitos e consultas preventivas para análise e diagnóstico da doença, estão previstas atividades educativas, como aulas sobre fotoproteção e sobre como suspeitar do câncer da pele.

Quando: Das 9h às 15h deste sábado, 26/11

Onde: Os postos de atendimento de Minas Gerais são: Hospital das Clínicas da UFMG e Santa Casa, em Belo Horizonte; Hospital Universitário da UFJF e Hospital Universitário e Maternidade Therezinha de Jesus da Faculdade Suprema, em Juiz de Fora; Núcleo de Atenção à Saúde e de Práticas Profissionalizantes, em Montes Claros; Ambulatório Dr. Plínio do Prado Coutinho, em Alfenas; Hospital Imaculada Conceição, em Curvelo; e Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em Uberaba.

Para ter acesso aos locais de atendimento em outros Estados, acesse o mapa da campanha.

Fontes: Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele e assessoria de comunicação do Hospital das Clínicas da UFMG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *