03 - abril - 2025
InícioSua história aquiDepoimento sobre endometriose: 'Cheguei a ouvir que meus óvulos não prestavam'

Depoimento sobre endometriose: ‘Cheguei a ouvir que meus óvulos não prestavam’

- Patrocinado -

“Recebi o diagnóstico de endometriose em abril de 2023 em exames de imagem para a cirurgia de limpeza uterina, que fiz no período do tratamento para engravidar. Assustei com o diagnóstico, uma vez que minha menstruação sempre foi como um relógio, com duração no máximo de quatro dias, e o fluxo não é intenso. Também nunca tomei nenhum medicamento para evitar gravidez, mas, quando quis, não consegui.

Fui fazer exames para saber se havia algum impedimento, mas parecia tudo normal. Eu me lembrei quando tinha 24 anos, mais ou menos, e o ginecologista que me acompanhava disse que eu teria dificuldade para engravidar, mas não entrou em detalhes. E eu também não procurei saber, pois não pensava no assunto.

Luta para engravidar

Durante a investigação para engravidar, passei por três cirurgias – retirada da trompa direita em dezembro de 2022 e de três pólipos no útero e a limpeza do mesmo em maio de 2023. Tentei engravidar durante dois anos e nada. De acordo com a maioria dos médicos com os quais me consultei, eu não conseguiria engravidar devido à minha idade (mais de 40 anos). Que isso seria possível somente com Fertilização In Vitro (FIV) e olhe lá. Cheguei a ouvir de um que meus óvulos não prestavam.

Na cirurgia de limpeza uterina, os médicos descobriram vários focos de endometriose e uma infiltração do endométrio atrás do útero. Resolvi deixar para lá e fui cuidar da minha mãe, que teve três Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs) no ano seguinte. Em fevereiro de 2024 descobri a gravidez, e hoje estou com minha anjinha de 5 meses com energia pura.”

O que é endometriose

A endometriose normalmente é associada a fortes cólicas, que chegam a incapacitar a mulher. Muitas pessoas não sabem, no entanto, essa doença – caracterizada pela presença do endométrio fora do útero – pode estar presente sem sintoma algum. E ser descoberta, por acaso, em um exame de ultrassom ou anos depois, muitas vezes quando a mulher apresenta dificuldades para engravidar. Quer saber um pouco mais sobre esse assunto? Leia alguns mitos e verdades sobre a endometriose e o que o Ministério da Saúde diz sobre a doença.

- Patrocinado -
Leia também...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Andressa de Oliveira Rodrigues de Jesus
Andressa de Oliveira Rodrigues de Jesus
Depoimento de Andressa de Oliveira Rodrigues de Jesus, 44 anos, fonoaudióloga e intérprete de Libras. Crédito da imagem: Arquivo pessoal

MAIS POPULARES