21 - novembro - 2024
InícioSua saúdeBem-estarDescarte correto de remédios no Brasil: como fazer

Descarte correto de remédios no Brasil: como fazer

- Patrocinado -

Uma campanha iniciada no último domingo (7) quer aumentar o descarte correto de remédios no Brasil. Em 2023, descartaram-se corretamente 600 toneladas de medicamentos sem uso no Brasil, ou seja, o dobro do ano anterior.

O objetivo da Campanha “Não Usou, Descartou” é aumentar esses números. A farmacologista Soraya Smaili, professora do  Departamento de Farmacologia da Escola Paulista de Medicina da Unifesp e uma das incentivadoras da iniciativa, explica que jogar remédio no lixo comum, no vaso sanitário ou na pia acaba poluindo o solo e as águas.

Nós já encontramos grandes quantidades de alguns medicamentos nos reservatórios, nos locais de tratamento das águas, e também nos rios e mares.

Soraya Smaili, farmacologista e professora do  Departamento de Farmacologia da Escola Paulista de Medicina da Unifesp

Descarte correto

Para o descarte correto de remédios, portanto, deve-se levar os medicamentos para farmácias e outros locais com coletor da logística reversa. No Brasil, são cerca de 4.000 pontos.

Soraya Smaili informou que todas as cidades acima de 100 mil habitantes têm farmácias equipadas com local de coleta de remédios usados. Em algumas, cidades, os coletores estão instalados nas unidades básicas de saúde, ou seja, nos postos de saúde. 

As embalagens dos medicamentos também devem ser entregues às farmácias, como, por exemplo, cartelas de pílulas e comprimidos e garrafas de xarope, inclusive os copinhos e seringas medidores. Só a caixa de papelão e o papel da bula, porém, podem ir para o lixo reciclável, se a pessoa assim preferir.

Materiais cortantes ou pontiagudos, como agulhas, no entanto, não devem ser levados para farmácias. Contudo, esse descarte pode ocorrer nas unidades básicas de saúde, que têm locais adequados para essa finalidade.

O descarte correto de remédios é um hábito que já faz parte da rotina da servidora pública Lidiane Casco, moradora de Brasília. “Recentemente, em fevereiro, meu filho fez uma cirurgia e teve que tomar antibiótico. Os antibióticos, geralmente, não vêm na dosagem adequada para o tratamento. Tive que comprar dois vidros e, desse modo, sobrou quase a metade de um vidro, e precisei descartar. Fui na farmácia e levei”, conta.

Em Belo Horizonte

De acordo com o site da Prefeitura de Belo Horizonte, o descarte de medicamentos vencidos ou dentro da validade pode ocorrer em um dos centros de saúde da capital mineira. Confira aqui o endereços dos postos de saúde da cidade.

A Droga Raia também tem pontos para o descarte correto de remédios em suas farmácias. Veja o que pode e não pode ser descartado nas unidades:

O que pode

  • Comprimidos, drágeas, cápsulas, pós e demais medicamentos sólidos;
  • Suspensões, soluções e medicamentos líquidos, pomadas, cremes e demais pastosos;
  • Os medicamentos devem estar preferencialmente em suas embalagens originais.

O que não pode

  • Seringas, agulhas e cortantes, como vidros quebrados de remédios;
  • Estes devem ser levados para uma unidade básica de saúde (postos de saúde) mais próxima para o descarte correto.
Fonte: Agência Brasil
- Patrocinado -
Leia também...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Papo no Consultório
Papo no Consultório
O Papo no Consultório é um espaço independente e publica o que considera relevante, considerando sempre as premissas do jornalismo. Textos e imagens podem ter direitos autorais. E-mail: contato@paponoconsultorio.com.br

MAIS POPULARES