No Brasil, o número de doadores de sangue a cada mil habitantes é pelo menos duas vezes menor do que o ideal considerado pela Organização Mundial da Saúde. Para reforçar a importância do ato, hemocentros de todo o país lembram, nesta segunda-feira (25), o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data foi instituída há 60 anos em homenagem à Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue.
Marcar a passagem do dia é estratégico para essas instituições, porque o mês de novembro precede as comemorações de fim de ano e as férias, períodos em que costuma ocorrer baixa nos estoques dos bancos de sangue, de acordo com o Ministério da Saúde.
A OMS considera ideal que no mínimo 3,5% da população doe sangue. No Brasil, apenas 1,4% da população pratica o ato, de acordo com o Ministério da Saúde (dado de 2022). A proporção representa 14 doadores a cada mil habitantes.
Aplicativo Hemovida
Para facilitar a captação de doador de sangue, o Ministério da Saúde criou no ano passado o aplicativo Hemovida, que está integrado ao ConecteSUS.
Com o app, a pessoa poderá obter a carteira virtual do doador de sangue, com informações de saúde, tipo sanguíneo e data da última doação.
Registro pessoal
Além disso, o doador de sangue terá um registro pessoal e útil em situações de emergência; histórico completo de doações, incluindo as realizadas, canceladas e agendadas e ainda pode optar por fazer autodeclaração de doação para manter um registro do compromisso com a causa.
Sobre os serviços hemoterápicos, o doador de sangue terá a localização da rede de saúde mais próxima, para identificar onde doar e receber informações sobre os serviços disponíveis em cada unidade.
O miniapp já está disponível para download nas principais lojas de aplicativos e na plataforma Meu SUS Digital.
Como doar sangue
De acordo com o Ministério da Saúde, para doar sangue é preciso gozar de boa saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 51 quilos e ter IMC (índice de massa corporal) maior ou igual a 18,5.
Menores de 18 anos devem apresentar o formulário de autorização e cópia do documento de identidade com foto dos responsáveis.
Idosos devem ter realizado pelo menos uma doação de sangue antes dos 61 anos, entre outras orientações.
Lista de hemocentros
O Ministério da Saúde também divulgou a lista de hemocentros em todos os Estados. Além do Dia Nacional do Doador de Sangue, há o dia mundial, celebrado em 14 de junho. A doação é voluntária e não há remuneração para a iniciativa.
A doação, portanto, pode ser feita sem preocupação. O procedimento tem segurança e não reutiliza material de coleta anterior.
Leia mais: O que você precisa saber para se tornar um doador de sangue?
Fonte: Agência Brasil