“Diabetes na Praça” orienta sobre prevenção
Haverá medição de pressão e de glicemia em Belo Horizonte neste sábado
Para alertar o cidadão sobre os riscos do diabetes e encerrar o mês de prevenção à doença, será realizado, neste sábado, dia 26/11, na praça Floriano Peixoto, no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte, o evento Diabetes na Praça. No local, haverá um estande de prestação de serviços, para aferição de pressão e de glicemia capilar e orientações sobre saúde bucal e atividade física. Em outra tenda, será feita uma demonstração do botão do pânico – dispositivo de alerta destinado a socorrer diabéticos durante as crises de hipoglicemia. Quando acionado, o dispositivo emite um sinal que é captado pelo cuidador, pelo familiar ou até mesmo por um serviço de urgência, previamente cadastrados.
Sobre a doença
Mais de 16 milhões de brasileiros adultos (8,1%) sofrem de diabetes. A doença mata 72 mil pessoas (acima de 30 anos) por ano no Brasil. Os dados constam em relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgado em abril deste ano. O diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz.
A insulina é um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, obtida por meio dos alimentos, como fonte de energia. Quando a pessoa tem diabetes, o organismo não fabrica insulina e não consegue utilizar a glicose adequadamente, e o nível de glicose no sangue fica alto (hiperglicemia). Se esse quadro permanecer por longos períodos, pode haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos. Hoje, 72 mil pessoas morrem por ano no país em decorrência de complicações da doença.
Saiba mais sobre tipos, complicações e tratamento do diabetes no site da Sociedade Brasileira de Diabetes.
Serviço
O que será oferecido: Medição de glicose e aferição de pressão, entre outros serviços. Haverá demonstração de como funciona o botão do pânico para diabéticos. No local, estarão disponíveis a tenda Vovó Diet, para degustação de doces sem adição de açúcar, e dez food trucks, com alimentos saudáveis. Haverá ainda atividades físicas e apresentação de palhaços, malabares e danças.
Quando: Das 10h às 16h deste sábado, 26/11
Onde: Praça Floriano Peixoto, Santa Efigênia, Belo Horizonte
O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Diabetes, Associação de Diabetes Infantil (ADI), Federação Nacional das Associações de Diabetes (Fenad) e tem o apoio da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), da Associação dos Food Trucks de Belo Horizonte e da UniBH.