Doe sangue antes de tomar a vacina da febre amarela!
Você pode doar e se vacinar depois, no mesmo dia; mas se tomar a vacina, só pode doar 30 dias depois.
Doação de sangue e vacina da febre amarela. Duas coisas importantes a serem feitas. Com o registro de casos de febre amarela, e diante da importância da vacinação contra a doença, a Fundação Hemominas faz um apelo para que todos façam a sua doação de sangue antes de buscar a imunização. Caso já tenha sido vacinado, aguarde 30 dias.
“O sangue é um produto insubstituível. Não temos como comprá-lo nem como produzi-lo. Dependemos exclusivamente da solidariedade das pessoas que comparecem, doam sangue e ajudam a salvar tantas vidas”, explica a fisioterapeuta Viviane Guerra, assessora da Gerência de Captação e Cadastro da Fundação Hemominas. A instituição faz a gestão diária de seu estoque e tem como estratégia manter uma base para atender à demanda por, pelo menos, um período de cinco dias.
Confira algumas orientações sobre doação de sangue e vacina da febre amarela:
1) Quais as recomendações para quem quer doar sangue e vai se vacinar?
Para as pessoas que ainda não se vacinaram, a Fundação Hemominas solicita que doem sangue antes de receber a vacina. Para aquelas que já se vacinaram, é necessário aguardar por 30 dias.
2) Pode doar e vacinar no mesmo dia? É preciso esperar algumas horas? A pessoa não fica mais fragilizada ou sensibilizada no dia?
As pessoas podem doar sangue e vacinar no mesmo dia. Não é necessário esperar. Lembramos que a doação de sangue é um procedimento seguro e que o volume de sangue doado não compromete a saúde do doador, não o deixa fragilizado.
3) A pessoa pode doar sangue após se vacinar contra a febre amarela?
A pessoa que já recebeu a vacina contra a febre amarela deve aguardar por um período de 30 dias candidatar-se à doação de sangue.
4) Quem teve febre amarela pode fazer a doação?
Quem teve febre amarela poderá candidatar-se à doação de sangue seis meses após a cura.
5) Se o possível doador tiver dor de cabeça, dores no corpo, febre pode doar? Por quê?
Não. O candidato à doação deve comparecer em condições plenas de saúde. Assim, se estiver apresentando qualquer sintoma, mesmo que leve, deverá aguardar a melhora para então procurar uma unidade de coleta.
6) Quem quiser tirar dúvidas pode ligar pro Hemominas? Quais os canais de atendimento?
Quem tiver dúvidas sobre condições/restrições para doar pode consultar a página da Hemominas ou ligar no telefone 155 (opção 8) ou para a Fundação Hemominas (os telefones estão disponíveis no site).
7) E quem quiser doar faz como?
Para doar, é preciso ir à Hemominas portando um documento de identidade original, oficial e com foto. É possível agendar a doação de sangue pelo aplicativo MGApp, pelo site ou pelo telefone 155, opção 8.
8) Quais são as condições gerais exigidas para se doar sangue?
- Ter entre 16 e 69 anos de idade. Jovens de 16 e 17 anos podem doar, acompanhados pelo responsável legal, que deverá apresentar um documento de identidade e assinara autorização no local de doação. Se desacompanhado, o jovem deverá apresentar os seguintes documentos do responsável legal: autorização preenchida e assinada (modelo disponível no site) e a fotocópia do mesmo documento de identidade constante na autorização. A partir de 61 anos, o candidato à doação precisa comprovar a realização de pelo menos uma doação anterior.
- Pesar mais de 50 kg.
- Ter dormido bem na noite anterior à doação.
- Não ter sido exposto a situação de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis.
- Não ter sido submetido a exame de endoscopia ou broncoscopia nos últimos seis meses.
- Não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses.
- Se for doar pela manhã, alimentar-se antes. Após o almoço, dar um intervalo de três horas.
Fonte: Fisioterapeuta Viviane Guerra, assessora da Gerência de Captação e Cadastro da Fundação Hemominas
Leia mais:
Saiba por que é importante doar sangue e esclareça suas dúvidas