20 - novembro - 2024
InícioSua saúdeSintomas e doençasNódulos: o que são e os riscos que apresentam

Nódulos: o que são e os riscos que apresentam

- Patrocinado -

Você sabe o que é nódulo, cisto e pólipo?

Oncologista explica as diferenças entre os caroços que podem surgir sob a pele e em algumas vísceras do corpo e os riscos que eles trazem

O surgimento de nódulos em alguma parte do corpo sempre nos preocupa e nos leva a associá-los ao risco de câncer. Os nódulos são formados por um acúmulo de células ou por um excesso de tecido inflamatório. Alguns se assemelham a caroços sob a pele ou tecido subcutâneo. Também podem ocorrer em vísceras ocas (como, por exemplo, estômago e intestino) ou sólidas ( como, por exemplo pâncreas, fígado, ovários e rins). São duros ou moles, doloridos ou indolores e móveis ou imóveis ao toque. Incluem os cistos, os pólipos e os tumores. Podem ser benignos, malignos ou, ainda, benignos e se transformarem em malignos, como no caso de pólipos intestinais.

Com a ajuda do médico oncologista André Márcio Murad, professor adjunto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e diretor da clínica Personal Oncologia de Precisão e Personalizada, em Belo Horizonte, vamos tentar esclarecer algumas características e os riscos dos diferentes nódulos.

Benigno ou maligno?

Primeiro, é importante esclarecer que a grande maioria dos tumores é um tipo de nódulo. E que um tumor ou nódulo pode ser benigno. “É comum mulheres jovens terem fibroadenoma na mama, um acúmulo de tecido benigno que não vai gerar câncer nem metástase”, exemplifica Murad. Também podem ocorrer cistos mamários, igualmente benignos, como na mastopatia fibricística.

Outros exemplos de nódulos benignos são o lipoma (acúmulo de gordura), edemas (de células na superfície da pele) como no eritema nodoso e pólipos (presentes nas mucosas de órgãos ocos, como intestino e estômago). Mas o pólipo tem uma característica preocupante: pode se transformar em um nódulo maligno. “Por isso é recomendado tirá-lo”, explica o oncologista.

Os nódulos são classificados em três tipos:
  • Cístico (cisto) – é oco e contém água (fluido acumulado) no seu interior. Pode ser maligno ou benigno. Um exemplo é o cisto na tireoide. Pode surgir também nos rins, fígado e pâncreas.
  • Sólido – não é oco e pode ser benigno ou maligno. Por exemplo, adenoma de tireoide e fibroadenoma, um tipo de tumor não cancerígeno na mama mais comum em mulheres jovens de até 30 anos. Ou os adenocarcinomas (malignos).
  • Misto – engloba os dois tipos acima. Um exemplo é a mastopatia fibrocística (ou doença fibrocística da mama). Em resposta aos hormônios, podem surgir nódulos (cistos) sensíveis ou dolorosos ou haver crescimento excessivo de tecidos fibrosos nos seios. Geralmente, esses nódulos nas mamas são benignos e não é preciso tirá-los. Mas eles podem dificultar a detecção do câncer de mama. Quando surgem no ovário, no entanto, a probabilidade de serem malignos é maior.
Ínguas são linfonodos aumentados

Outro ponto importante para se esclarecer, segundo Murad, é o que os leigos chamam de nódulo (ou íngua). O caroço percebido na axila, no pescoço ou na virilha se trata de linfonodo aumentado (inchaço nos gânglios linfáticos). Geralmente, tem menos de 1 cm de diâmetro, não é duro e é indolor ao toque.

De acordo com a causa, os linfonodos aumentados são classificados em três:

  1. Reacional ou reativo – são dolorosos e moles ao toque. Têm como causas inflamação, infecção, vírus ou trauma.
  2. Malignos – são borrachóides (parece que estamos tocando uma borracha de lápis). Aparecem nos linfomas (câncer dos gânglios linfáticos).
  3. Pétreos – são endurecidos, aderidos, imóveis. Aparecem quando há metástase de tumor sólido. Alguns exemplos são o carcinoma de língua que migra para pescoço e o tumor de mama que migra para a axila.
Nem sempre é necessário fazer biópsia

Alguns cistos, como o sinovial e o tendínio – que aparecem perto de articulações, especialmente dos punhos -, são claramente benignos e não exigem biópsia para se ter certeza de que não vão se tornar malignos. Assim como os lipomas (nódulos de gordura), muito comuns nos troncos, braços e barriga. “O médico só acompanha”, diz o oncologista. Ele alerta, no entanto, que, na dúvida, sempre se faz uma biópsia (punção do nódulo) para análise em um laboratório de patologia.

Leia mais:
O medo que ronda o câncer
O aspartame pode ou não ser consumido? É cancerígeno ou não?

Ao sinal de um nódulo, o paciente deve procurar o médico. O ideal é fazer a consulta com um oncologista, mas, se não for possível, um cirurgião pode avaliar o caso. Se o caroço aparecer na mama, é recomendado procurar um mastologista. “Mas pessoas acima de 50 apresentam maior risco de câncer. Quando elas observarem a presença de nódulos, devem procurar um oncologista”, alerta Murad.

Fonte: Médico oncologista André Márcio Murad, professor adjunto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e diretor da clínica Personal Oncologia de Precisão e Personalizada, em Belo Horizonte.
- Patrocinado -
Leia também...

52 COMENTÁRIOS

  1. Após sentir um caroço na mama esquerda procurei um médico e ele me pediu ultrassonografia mamaria ao qual deu birard 2 e mamografia birard 3,me passou um remédio chamado emama ora tomar durante 3 meses e depois refazer os exames,estou com medo pois o caroço parece que tá mas sólido e dói as vezes uma dor ardida,minha mãe também teve e depois se transformou em um câncer e ela veio a falecer em 2000,estou com medo me ajude

    • Izabel, espero que esteja bem. Não sou médica. Mas lhe digo que tudo o que é desconhecido pra nós nos assusta mesmo, nos dá medo. Lhe peço duas coisas: se acalme,tire suas dúvidas com seus médicos e busque outros médicos se se sentir insegura. Seja forte e se cuide – corpo e mente. Busque apoio das pessoas que lhe são queridas e não se isole. Espero notícias suas. Lhe desejo muito afeto em seu caminho e muitas notícias boas. Um abraço,
      Carla

    • Ailton, espero que esteja bem. Você procurou um médico para olhar o caroço? Só uma avaliação médica pode esclarecer sua dúvida. Boa sorte.
      Abraço,
      Carla

  2. Olá, há uma semana apareceu um caroço em mim na região da virilha super dolorido e vermelho e foi diminuindo (não apresentava ponto), agora está aparecendo outro na mesma região. O que pode ser?

  3. Boa noite.
    Eu estou com um nódulo sólido no ovário direito de 15 mm,o que pode ser.
    Sinto colicas intensas.
    Faz 6 meses q tenho essas dores.
    E um mês que descobri esse nódulo.
    O q é um módulo sólido hipocogenico.

    • Tatiana,
      Você precisa ir ao médico para que ele avalie seu caso. Sempre que há uma alteração no corpo ou dor precisamos de avaliação médica. Só assim é possível saber do que se trata. Ah, e não tenha medo de procurar saber o que é. Se for bobagem, você deixa de sofrer sem necessidade. Se for algo que precisa de tratamento, quanto mais cedo descobrir, melhor o resultado. Aguardo notícias,
      Abraço
      Carla

  4. Hola fiz a mamografia saiu calcificação e lindofonos nasaxilas e na no ultrassom saiu nódulos na esquerda e cisto na direita na mamografia saiu biards 2 no ultrassom biards 3 que posso fazer nesse aso

  5. Boa noite, tenho caroços moveis por baixo da mandíbula a anos, porém as vezes alguns incham e ficam doloridos, depois diminuem e continuam móveis, fiz uma ultra a uns 2 anos e não era nada grave, porém sinto cada vez mais eles móveis, estou em pânico, marquei uma outra ultra, o que poderia ser? Poderia ser câncer? Sendo que a primeira vez que senti um dos caroços tem uns 5 anos, são 2 de cada lado, os primeiros são os que incham e diminuem, as vezes só de um lado ou não.

  6. Bom dia! Minha mãe teve câncer no colo do útero fez isterectomia total, quimioterapia, radioterapia e braquiterapia, hoje em uma tv de controle apresenta degeneração cística de implantes secundários no fígado medindo 26,5mm. O que pode ser?

  7. Oi boa tarde…uma amiga ontem me confessou q havia feito uma cirurgia…q ela estava c um Nodulo C.A…o q e isso e tem como saber se e benigno ou maligno…ela preferiu se resgardar e nao me falou mais nada…me ajude brigada

  8. Oi tenho ficado um pouco preucupada! Eu fiquei apertando um caroço que tenho do lado do pescoço! E agra ele fica queimado ..e normal termos ele no lado do pescoço?

    • Ivana,
      Boa noite! Quando aparece algum “caroço” no corpo é bom procurar um médico para fazer uma avaliação. Aguardo notícias.
      Abraço,
      Carla

  9. Oi minha filha tem 6 anos e desde pequena 1 ano percebo um nódolu pequeno no pescoso dela. O pediatra sempre me diz q é uma infeccão q ja foi curada o medica de homeopatia dela diz a mesma coisa. mas nisso ja se passaram muitos anos nw deveria ter sumido?

    • Nadima,
      Boa noite. Não sou médica e não posso dar uma opinião nessa área. Mas como mãe e jornalista na área de saúde, recomendo que procure uma terceira opinião. O ideal é fazer uma avaliação com oncologista ou cirurgião geral. Aí procure tirar suas dúvidas e saber se é preciso um acompanhamento e de quanto em quanto tempo. Esse nódulo incomoda esteticamente sua filha? É importante falar sobre isso com o médico também. Aguardo notícias sobre sua menina. Boa sorte!
      Abraços,
      Carla

  10. Boa tarde,
    Descobri um caroço de uns 0,5 cm duro e aparentemente redondo na minha nádega (bem abaixo da epiderme). Algum risco de ser algo mais grave?

  11. Boa tarde!! me tire uma dívida se possível! a uns 7 meses mais ou.menos notei um nodulo na coxa. fiz uma Us de partes moles, laudo de um nodulo sólido hipoecpicos, sem secularização! Porém foi solicitado uma ressonância! O médico havia me falado que parecia um lipoma, porém profundo! Minha consulta é após as férias de julho.. mas agora sinto dores irradiante na coxa e panturrilha!! Devo procurar outro médico???

    • Juliana,
      Boa tarde. Sempre que sentimos algo diferente devemos buscar uma avaliação. Ainda mais após passarmos por um procedimento médico. Explique sua situação e tente adiantar sua consulta. Se não for possível, procure atendimento para avaliação médica, ok? Aguardo notícias,
      Abraço,
      Carla

  12. Meu marido fez biopsia,de próstata três nódulos, vai fazer um exame que chama parafina
    o nódulos, e um câncer. Não é perigoso

    • Julio,
      Tudo bem?
      Muito bacana você se preocupar com a saúde da namorada! Ela já retornou ao médico com o resultado do exame? Porque somente ele, analisando o ultrassom e talvez solicitando exames complementares, poderá explicar do que se trata. Continue dando uma força para que ela se cuide.
      Abraço,
      Carla

  13. Olá estou com um caroço duro e outro mole que mede milímetros minha garganta vivi enritada e tenho disponibilidade para engolir por conta de outro caroço esse já um pouco grande até visível que é um linpoma tenho vários no corpo todo gostaria de saber se é aconselhável a retirada da tiróide? Obrigada

    • Oi, Rita, tudo bem?
      Toda alteração que surge no corpo precisa ser avaliada por um médico. Você já procurou um para saber do que se trata? Como sua dúvida se refere à tireoide, que tal marcar uma consulta com um endocrinologista? Se a dúvida persistir, procure outro especialista, como um oncologista. Não deixe de investigar, é claro, consultando com médicos. Se for difícil marcar com especialistas, vá
      primeiro a um clínico geral, ok? Boa sorte e cuide-se!
      Carla

  14. Boa tarde descobrii que estou com um nodulo entre a minha cesárea e o útero é caso de opera estou aguardando o dia da minha consulta pois estou muito nervosa com tudo isso pois tenho 25anos

    • Elizana,
      Bom dia. Você ficará sabendo do que se trata e o que será necessário de tratamento apenas com a consulta médica. Aproveite para falar sobre seus medos com o(a) médico(a) e esclarecer suas dúvidas. Muitas vezes, são necessários exames complementares, ir a outros médicos especialistas. Procure não sofrer por antecedência porque isso tira suas energias. E tenha fé. Aguardo notícias, tá?
      Boa sorte.
      Abraços,
      Carla

  15. Daniela!
    Tirei o útero e trompas faz um ano por conta de um câncer de útero, e agora surgiu uma lesão no ovario, e um nódulo na região inguinal superior direito suspeita para lesão secundária.
    Será que o câncer retornou?

    • Daniela,
      Bom dia, tudo bem? Não sou médica, mas jornalista. A melhor forma de você obter uma resposta correta para suas dúvidas é conversar com seu médico sobre os exames, seus medos e as perspectivas para a sua saúde. Se você não sentir confiança no que ele falar, busque outros dois médicos especialistas em oncologia para ficar mais segura, mas não deixe de cuidar da sua saúde. Se você já teve um tumor no útero, é importante fazer o monitoramento com acompanhamento de um oncologista.
      Abraço,
      Carla

  16. Boa noite, fiz uma mamografia e o resultado deu apenas mamas extremamente densas, então foi feita uma ultrassom pelo aparecimento de um linfonodo na minha axila direita, ao fazer constatou-se a presença de um cisto na mama direta de categoria 2,e o linfonodo ñ sumiu depois de três meses,quais os ricos para câncer?

  17. Olá…boa noite!
    Tenho 50 anos
    Antes da minha menstruação sentir um caroço grande na mama
    Nos primeiros dias n doía
    Depois de uma 4 dias começou a doer e sentia timpo um penso na mama
    E depois de uns vinte a conta 5 dias ta sumindo ja ta bem pequenino
    Será oque é…
    Quando e um caroço maligno ele some ou nao fica sempre ali no mesmo lugar
    Obg..

    • Rosangela,
      A gente sempre se assusta quando aparece um nódulo, que é sinal de que algo está diferente no nosso corpo. É bom procurar um médico para avaliar seu caso e tirar suas dúvidas, certo? Espero notícias.
      Abraço,
      Carla

  18. Boa tarde….
    Tirei o útero e o colo do útero,fazem 4anos. E agora apareceram 5 nódulos nos ovários, sendo que um deles o doutor acha que é maligno. Fiz o ca125 e deu alterado o normal é até 35 é deu 155,77…Pode ser endometriose ???

    • Simone,
      Não sou médica, mas uma jornalista que quer divulgar informações sobre saúde para conscientizar a população. Aproveito para ressaltar que essa dúvida sua só poderá ser esclarecida na consulta com um médico, que vai ter as condições necessárias para avaliar a sua situação específica. Se ele não for capaz de sanar suas dúvidas, é importante buscar outro médico que o faça. Desjo força para que vá em busca de esclarecimentos. Somente assim podemos cuidar da nossa saúde. Aguardo notícias.
      Abraço,
      Carla

  19. Ola boa noite
    Tenho 15 anos, estou com caroços no peito a um mês e doi muito muito sensivel, e minha pele esta avermelhada e com manchas. Agradecemos des de ja

    • Pietra,
      Bom dia!
      Como eu disse no comentário anterior, diante de qualquer alteração ou dor, é importante buscar uma avaliação médica. No seu caso, um mastologista pode analisar seu quadro. Marque uma consulta. Espero boas notícias.
      Abraços,
      Carla

  20. Olá , boa noite meu nome é Letícia gostaria de tirar uma dúvida, a uns 5 anos atrás apareceu um caroço do lado esquerdo da minha virilha, quando apertava doía como era mais nova não me preocupei de ir no medico ele sumiu do nada , e agora depois desse tempo todo ele volto a aparecer no mesmo lugar.. Quando aperto ele doe e também some e aparece do nada , Estou muito preocupada.. Aguardo a resposta agradeço desde já!!

    • Letícia,
      Diante de qualquer alteração ou dor no corpo, é importante buscar uma avaliação médica. Diante do surgimento de um nódulo, o ideal é procurar um oncologista ou cirurgião geral, conforme explicado pelo médico no post. Mas, se não for possível, marque uma consulta com um clínico geral para que ele avalie seu caso, ok? Espero boas notícias.
      Abraços,
      Carla

  21. Olá, boa tarde, me tira uma dúvida! Tenho 39 anos, fiz uma ultrassonografia e detectou um nódulo medindo 1,4cm, mas na conclusão deu categoria 2.( Achado benigno). Eu estou preocupada pelo tamanho do nódulo, mas estou confusa pela categoria!

  22. Bom dia, surgiu um nódulo na minha axila direita, meio lateral. Noto que às vezes dói, outras vezes, não. Sinto como algo superficial, parece na pele, mas quando tento sentir a profundidade, não consigo, ele desaparece. Como tenho 50 anos, fiquei preocupada, pois li sobre linfoma ou câncer de mama, apesar de que mamografia e ecomamaria farão 1 ano em novembro, e estavam bem em 2016. Poderia orientar-me? Fiquei assustada. Agradeço a atenção.

    • IC,
      Boa noite! Quer um conselho? Pelos relatos que já ouvi, o melhor é você procurar um mastologista ou oncologista para esclarecer o que é essa alteração. Não tenha medo. É importante saber do que se trata, né? Dê notícias. E boa sorte!
      Um abraço,
      Carla

  23. Boa tarde!
    Me chamo Leani e gostaria que me tirasse uma dúvida. Fiz uma ultra-som mamária e constou nódulos que era necessário fazer uma mamografia mesmo não tendo idade para fazer.
    O resultado deu que não se encontra nenhum nódulo. Graças a Deus!
    Mais eis a questão, e o nódulo que seu na ultra som ? Qual dos dois exames devo confiar?

    • Leani,
      Boa noite! O melhor é você conversar com o médico e esclarecer suas dúvidas com ele. Se, mesmo assim, ele não te passar confiança, busque outro médico. O ideal é você ir a um mastologista ou a um oncologista com os exames. Dê notícias! Boa sorte!
      Abraço,
      Carla

  24. Olá, boa noite.

    Gostaria de tirar uma dúvida. Apareceu/percebi um caroço abaixo do maxilar (alguns chamam de papada), tem uns 4 meses, ele deu uma aumentada, é um pouco maior que uma ervilha, não é visível a olho nú, é movel, duro e indolor. Tenho tido tosses secas nos últimos 2 meses (coceira na garganta) e do fim do ano passado até hoje perdi 7 Kg sem alterar a minha alimentação. Gostaria de saber se devo me preocupar com esse nódulo? Porque não é exatamente na garganta, então não associei a tireoide. Agradeço desde já.

    • Olá, Nicole, bom dia!
      Não fique com medo sem saber do que se trata e procure um médico, sim, o mais rápido possível, até mesmo para você se tranquilizar. Um nódulo pode ser benigno, mas apenas um médico pode saber do que se trata. Como você emagreceu e tem outros sintomas – que podem ter ou não relação com o nódulo -, é importante ir a um médico. Não adie a consulta. Se tiver dificuldades para marcar um cirurgião geral ou oncologista, tente um clínico geral que é mais fácil de conseguir horário.Relate todas as alterações que estão ocorrendo, procure esclarecer suas dúvidas na consulta. Mas já adianto que algumas delas serão respondidas apenas depois de alguns exames. Cuide-se! E nos conte, depois, como foi a sua busca pelo diagnóstico.
      Um abraço,
      Carla

    • Oi, Nicole.
      Vc teve algum diagnóstico

      médico para essa sua questão? Pergunto pq tenho sintomas idênticos. Adianto que vou procurar ajuda médica, mas gostaria de saber se há alguma semelhança de diagnóstico entre o meu e o seu caso.

      Grata,
      Cristina

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Carla Chein
Carla Chein
Carla Chein é jornalista com pós-graduação em jornalismo científico. Tem experiência em jornal impresso e como professora no curso de jornalismo. E-mail: carla.chein@paponoconsultorio.com.br

MAIS POPULARES