Existem seis sinais no organismo que merecem muito nossa atenção quando falamos de saúde masculina e urológica. Algumas delas, muitas vezes, são deixadas de lado, ou por falta de informação ou até mesmo por desleixo por parte dos homens. A conta, muitas vezes cara, chega depois. Para evitar prejuízos graves à saúde e prevenir, sempre, veja a seguir os principais sinais para ir ao urologista com urgência:
Cólicas renais
Os cálculos renais, mais conhecidos popularmente como “pedras nos rins”, podem provocar imenso desconforto: as cólicas renais. Quando uma pedra aparece no canal do ureter, há um bloqueio da urina produzida pelo rim. Existem outras razões para as cólicas renais, não apenas os cálculos – o próprio câncer no rim pode provocar dores na região. Essas dores podem ser muito intensas e irradiar para locais como as costas e o abdômen do paciente, sendo necessário procurar ajuda médica o quanto antes.
Leia mais:
Urologista defende criar cultura do medico do homem
Por que ir ao medico é importante para a saúde do homem
Apenas um terço dos homens se considera muito preocupado com a sua própria saúde
Retenção urinária aguda
Também é fundamental procurar um urologista ao apresentar a dificuldade ou mesmo a incapacidade de urinar. Quando isso ocorre, a urina é produzida, mas algum problema a impede de ser eliminada do corpo.
Homens e mulheres podem sofrer com esse problema, mas ele é mais comum no público masculino. Isso porque, com o passar dos anos, a próstata aumenta de tamanho, sendo esse um processo natural do envelhecimento. Embora seja um problema benigno, ele pode provocar diversas consequências, incluindo a dificuldade de urinar. Tratar a Hiperplasia Prostática Benigna é uma forma de evitar esse problema. Por essa razão, o urologista acompanha o tratamento.
Infecção urinária
Outro problema relacionado ao trato urinário e que é tratado pela urologia são as infecções urinárias. Essas também podem ocorrer em ambos os sexos, mas é mais comum entre as mulheres. Também chamada de “cistite”, tem fácil identificação clínica, e o tratamento costuma ser simples.
Em algumas situações, quando há a dificuldade de tratar a infecção ou ela aparece em conjunto com outros sintomas, pode indicar outra alteração importante: a infecção nos rins. Tal problema é bastante sério e pode até ser motivo para uma internação hospitalar. Na presença de alterações como ardência ou dor ao urinar, frequência com baixo volume de urina, incontinência ou sangue na urina, procure um urologista.
Sangue na urina (hematúria)
O sangue na urina, aliás, é um grande sinal de alerta. Esse problema é chamado de “hematúria” e pode ou não ser visível a olho nu. Em alguns casos, ele é detectado apenas microscopicamente, o que fortalece a importância dos exames de rotina.
Muitas vezes, o sangue na urina surge em conjunto com outros sintomas, como ardor durante o ato de urinar, esforço para urinar, aumento da frequência, dores na lombar ou no abdômen e desconforto na região abaixo do umbigo, por exemplo. Essas alterações no organismo podem significar a presença de problemas como cistite (inflamação ou infecção na bexiga), cálculo renal, câncer de bexiga, câncer de rim, entre outros.
Fratura de pênis
Felizmente, as fraturas penianas são raras, mas essa é uma questão diretamente relacionada ao urologista. Ainda que o pênis não tenha ossos em sua composição, sua musculatura fica muito rígida durante a ereção, criando o risco de possíveis lesões durante eventuais impactos mais intensos, como durante as relações sexuais. Normalmente, essas fraturas são facilmente percebidas instantaneamente.
Muitas vezes, é possível ouvir um “estalo” seguido de um inchaço com hematoma. Na maioria dos casos, uma cirurgia pode ser necessária o quanto antes. As fraturas penianas podem provocar outros problemas, alguns deles mais graves. Por isso, é necessário procurar um profissional de urologia o quanto antes para evitar eventuais consequências.
Dores nos testículos
Por fim, novamente citando problemas exclusivamente masculinos, também existem as dores nos testículos (torções testiculares). Dores menos intensas no local podem ocorrer, mas dor testicular aguda é um problema bastante raro. Ele pode indicar a presença de problemas mais sérios, como a torção testicular, por exemplo. Essa condição também pode provocar consequências para o homem e, diante disso, é importante visitar o urologista urgentemente.