09 - maio - 2024
InícioVacinaVacina da Covid: 1 em 10 crianças de até 5 anos tomou...

Vacina da Covid: 1 em 10 crianças de até 5 anos tomou 2 doses

- Patrocinado -


Apenas 11,4% das crianças de 6 meses a 5 anos receberam duas doses da vacina contra a Covid-19 neste ano. O alerta é do Observa Infância, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Centro Universitário Arthur de Sá Earp Neto (Unifase), da Faculdade de Medicina de Petrópolis. O levantamento usou os dados do Ministério da Saúde.


Segundo Cristiano Boccolini, coordenador do observatório, a cobertura vacinal preocupa e é ainda pior entre 6 meses e 3 anos: 2,9%. Já para as crianças entre 3 e 4 anos, essa porcentagem sobe para 21,7%. Boccolini ainda disse que vários fatores contribuíram para os baixos índices de vacinação. Como a demora para comprar o imunizante e a falsa informação de que criança não tem a forma grave de Covid.


Desde fevereiro, o Ministério da Saúde recomenda o reforço para crianças de 3 e 4 anos que iniciaram a vacinação com a CoronaVac. Nessa faixa etária, segundo a pasta, cerca de 5,9 milhões de crianças devem receber as duas doses mais o reforço da vacina.

Mortes por Covid entre crianças


Dados recentes mostram que o Brasil registrou, entre 1º de janeiro e 11 de julho, 80 mortes de crianças de até 4 anos por Covid. Desse total, 23 mortes foram de crianças entre 1 e 4 anos, o que representa média de aproximadamente 1 óbito semanal nesse grupo etário.


No mesmo intervalo, houve 2.764 hospitalizações em razão da doença, das quais 994 envolveram crianças de 1 a 4 anos. “Isso significa média semanal de 38 hospitalizações para essa faixa etária”, informaram os pesquisadores.

Importância da vacinação de crianças


A vacinação é uma importante estratégia de saúde pública para evitar que doenças se propaguem. Tomar os imunizantes previne formas graves de enfermidades. E, principalmente, evita morte. Para se proteger, portanto, é preciso seguir o calendário do Programa Nacional de Imunização (PNI).

Leia mais:

Quais vacinas o bebê de 0 a 2 anos deve tomar?

Coronavírus: saiba como prevenir


Vacina contra Covid-19 no SUS


A pesquisadora do Unifase Patrícia Boccolini lembra que as vacinas estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). São ofertadas gratuitamente em todo o território nacional e para toda a população. Ela sugere que as unidades de saúde aproveitem apliquem também o imunizante contra a Covid-19 quando as crianças aparecem para o esquema vacinal regular.


Patrícia propõe também a ampliação dos horários dos postos de saúde e a instalação de pontos de vacinação móveis. Poderiam ser, por exemplo, em metrôs e shopping centers. Como forma de ampliar a vacinação nessa faixa etária, o Observa Infância defende campanhas direcionadas para até 5 anos. A finalidade é ampliar o acesso à informação. (Com Agência Brasil)

- Patrocinado -
Leia também...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Carla Chein
Carla Chein
Carla Chein é jornalista com pós-graduação em jornalismo científico. Tem experiência em jornal impresso e como professora no curso de jornalismo.

MAIS POPULARES