08 - maio - 2024
InícioSua saúdeSintomas e doençasObesidade no Brasil: Uma em cada cinco pessoas está obesa

Obesidade no Brasil: Uma em cada cinco pessoas está obesa

- Patrocinado -

O Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, celebrado neste 11 de outubro, foi criado para conscientizar a população sobre os riscos da doença e para incentivar a criação de estratégias a fim de combater o seu avanço. Estudos mostram que uma em cada cinco pessoas tem obesidade no Brasil e que mais da metade apresenta sobrepeso.

Uma dessas pesquisas, feitas pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com a organização global de saúde pública Vital Strategies, alerta que, atualmente, 56,8% dos brasileiros está com excesso de peso. O percentual representa a soma das pessoas com sobrepeso e com obesidade, ou seja, com índice de massa corporal (IMC) igual ou acima de 25. O IMC é calculado dividindo o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em metros): IMC = Peso ÷ (Altura × Altura).

Outro estudo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), revela que 20,1% dos brasileiros têm obesidade – quando o índice de massa corporal (IMC) é igual ou maior que 30. A pesquisa indica que idade, condições socioeconômicas e falta de atividade física são os principais fatores associados à prevalência da obesidade no Brasil.

Os pesquisadores da FGV realizaram uma projeção sobre a evolução da obesidade no país e constataram que, caso a doença permaneça com a taxa de crescimento atual, em 2030, vai atingir 24,5% da população.

Doença crônica

“A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Define-se um indivíduo como obeso quando o índice de massa corporal (IMC) é maior que 30, sendo que as principais causas incluem uma alimentação desbalanceada, principalmente rica em açúcar e gorduras, e o sedentarismo, ou seja, a falta de prática regular de atividades físicas”, explica a médica nutróloga Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).

Dicas de prevenção

Marcella dá algumas dicas para prevenir a obesidade: “Evite consumir ‘junk foods’ e alimentos industrializados e ricos em sal, açúcar e gorduras. No lugar, aposte na ingestão de frutas, verduras, legumes, grãos, alimentos integrais e carnes magras”, aconselha. “Incluir atividades físicas na rotina é outra boa maneira de afastar os diversos problemas de saúde relacionados ao sobrepeso. O ideal é que você pratique exercícios físicos pelo menos três vezes por semana, de preferência caminhada, corrida, natação e ciclismo, que estão entre as práticas mais simples e eficientes para o controle do peso”, completa.

Caso você já sofra com obesidade, o ideal é consultar um médico nutrólogo. “Evite a todo custo receitas milagrosas para emagrecer e dietas extremamente restritivas encontradas na internet, já que, além de não serem realmente eficazes no emagrecimento, essas mudanças drásticas nos hábitos alimentares, como restrição de grupos alimentares e diminuição de calorias e refeições, podem oferecer riscos à saúde quando realizadas sem acompanhamento médico”, alerta Marcella.

“O médico especializado é capacitado para prescrever um plano de emagrecimento e combate à obesidade realmente eficaz e saudável, levando em conta as necessidades e características de cada indivíduo”, finaliza a médica nutróloga. (Com Agência Brasil)

Leia mais:
Saiba o que é lipedema, doença confundida com a obesidade
Estudo revela 8 hábitos que aumentam a vida em até 24 anos

- Patrocinado -
Leia também...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Papo no Consultório
Papo no Consultório
O Papo no Consultório é um espaço independente e publica o que considera relevante, considerando sempre as premissas do jornalismo. Textos e imagens podem ter direitos autorais.

MAIS POPULARES